Um dos bairros mais charmosos do Brasil, o Leblon está localizado na Zona Sul do Rio de Janeiro, entre Vidigal, Gávea e Ipanema. Cenário de inúmeras novelas e inspiração de muitos compositores, o local tem centenas de moradores famosos. Ao todo, 46.044 pessoas vivem por lá, população predominantemente de classe média e alta, com renda média de R$ 6.845. As informações são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O mar e o Morro Dois Irmãos são o cartão-postal do bairro. A beleza natural juntamente com outros atributos faz da localidade uma das mais cobiçadas da cidade.
Basta um pequeno passeio pelas ruas do Leblon para perceber que o lugar é bem arborizado, com a predominância de prédios. O comércio é forte e a vida noturna é a das mais agitadas e procuradas por locais e turistas.
Segundo a subprefeitura, o nome Leblon é herdado do empresário francês Charles Le Blond, dono de parte das terras da orla da zona sul em 1845, loteadas e vendidas posteriormente. Ali havia ainda um quilombo, chamado Seixas, que acabou sendo completamente desocupado com a abolição da escravatura, em 1888.
A urbanização do bairro teve início no século XX, quando os primeiros lotes foram feitos, assim como a construção de ruas, praças e avenidas. A primeira ligação com Ipanema foi pela praia. O esquema de saneamento foi feito em 1920 com a construção da avenida Epitácio Pessoa e dos canais Jardim de Alah e da avenida Visconde de Albuquerque. A especulação imobiliária nas décadas de 50 e 60 fez com que vários casarões dessem lugar a luxuosos prédios por todo o bairro.
O dia do Leblon é comemorado a 26 de julho, pois, nessa data do ano de 1919 foi definida a configuração atual da maior parte de suas ruas.
O bairro abriga um dos prédios administrativos da Globo, no Rio de Janeiro (cidade).
Delegacia de Atendimento ao Turista (DEAT) - Delegacia da Policia Civil especializada no atendimento de visitantes estrangeiros. Conta com delegado, detetives, investigadores e escrivãos responsáveis pela apuração e registro de eventuais ocorrências.
Endereço: Avenida Afrânio de Mello Franco, s / nº
Telefone: (021) 2511-5112 / 3399-7170